domingo, 7 de outubro de 2007
Doze homens e uma sentença
Inicio meu comentário sobre o filme “Doze homens e uma sentença” destacando a forma com que somos introduzidos no roteiro do filme, esse vai nos aproximando da história sem em nenhum momento ter uma espécie de narrador dos fatos. Ao assistir o filme acabei me tornando mais um dos jurados, tentado fazer minhas argumentações a partir das evidências que foram trazidas.
Como percebemos no filme um mesmo fato pode ser visto de diferentes ângulos, mas o que fica evidente é a responsabilidade que temos a partir de cada escolha feita. No filme aquilo que para onze jurados parece incontestável, para uma não tem essa mesma clareza. Está nas mãos de doze pessoas a vida de um jovem, esse jovem que é acusado de assassinar seu pai.
Temos a evidência que um homem morreu, foi assassinado com facas e que foi encontrado no chão. Evidência é o que é indiscutível, algo que não apresenta dúvidas, o que as pessoas falam é uma interpretação do fato.
O filme trabalha muito bem com argumentações a partir do fato, um jurado, para defender sua posição, utiliza-se de um argumento para indicar a inocência ou não do garoto. Onze jurados utilizam a argumentação de que jovem assassino afirmou estar no cinema e não lembrava do filme que assistiu, a partir dessa argumentação o interesse era mostrar que o réu era realmente culpado. Um dos jurados, aquele que não acreditava plenamente na inocência do jovem, mas queria discutir, trouxe a argumentação de quem de nós não esquece do filme que vê?
É interessante como o às argumentações são feitas durante a discussão dos doze homens. O caso parecia não demorar, pois a maioria, onze jurados, colocava como “certo que o rapaz teria matado seu pai”, mas um deles não achou suficiente em 5 minutos decidir a vida de um ser humano e resolver questionar os fatos. Um jurado, para defender sua posição, utiliza-se de um argumento. Tempos depois, outro jurado utiliza-se do mesmo argumento para defender a inocência do rapaz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Querida aluna Zélia, seu portfólio já está com colocações interessantes, procure estabelecer as Evidências de cada interdisciplina e fazendo as sua Argumentações sobre elas.
um grande abraço.
Geny Schwartz da Silva
Tutora: Seminário Integrador III
PEAD/FACED/UFGRS
Postar um comentário