O professor ao ensinar demonstra as concepções que trás consigo em relação ao modo que lhe foi ensinado. Para trabalhar estudos sociais, é preciso conhecer e assegurar meios que expresse tal fato e saber que existem estilos preferenciais de ensino, assim como existem estilos de preferência de aprendizagem dos alunos. Quando o estilo do professor combina com o estilo do aluno o resultado é positivo, caso contrário é desastroso. Parece razoável sugerir que os professores desenvolvam habilidades que possam combinar com a aprendizagem de todos os alunos e não apenas com alguns os quais tem uma afinidade natural.
Ao planejar concordo com Madalena Freire, quanto a necessidade de sonhar visualizando as necessárias intervenções do aluno ao seu meio, provocando-o a deseja-los de forma a possibilitar-lhe eleger os meios para que processe tais mudanças visando a formação de uma cidadania engajada e crítica a sua realidade.
Como professora, participei no ano de 2007 de um projeto na escola que tinha como tema: “Conhecendo o Passado para reinventar o futuro.” Cada aluno após pesquisa, colocou sua contribuição, o seu conhecimento, suas vivências e juntos construímos a história da comunidade e estudar a história da comunidade é compreender como o conhecimento é constituído e saber relacionar esse conhecimento com a época e os autores que o constituíram, e também saber identificar os conceitos e as explicações com as quais esse saber opera para compreender o presente, ou melhor, entender o presente a partir de dimensões de tempos mais amplos. A concepção de que o ensino de Estudos Sociais deve trabalhar apenas acontecimentos políticos ou econômicos ocorridos num passado distante deve , portanto ser superada.
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