Devido à invasão cultural por diversos povos que colonizaram o Brasil, o Índio, por sua vez, perdeu um pouco de sua real identidade. Em função disso, diversos questionamento e contradições surgem pelo fato da palavra índio, talvez, não definir exatamente o que teria que concluir.
Hoje, ao falarmos desses indivíduos e, principalmente, quando esse assunto invade a escola, passamos a perceber que o termo já não é usado da forma correta. Temos a impressão de que o povo indígena é algo distante, concepção que está incorreta, pois a presença dos mesmos continua existindo, embora a grande diminuição dos povos contribua para, talvez , um leve esquecimento dos costumes ou até do verdadeiro modo de vida desses indivíduos.
Hoje em dia, a revalorização das culturas indígenas estão presentes e possibilitam que o orgulho étnico, o valor cultural e a afirmação da identidade sejam recuperados. Os povos indígenas brasileiros, atualmente, podem ser considerados como sobreviventes da história da colonização européia que, por vários motivos, insistiu na escravização destes. Dessa forma, é evidente a busca consolidada de um espaço digno na história desse país que possui culturas distintas, tornando a variedade imensa.
A principal marca do povo indígena, pode ser considerada a diversidade de povos, de civilizações, de culturas e de religiões. Essa etnia seja, talvez, o maior exemplo de convivência coletiva, de respeito e de disciplina.
O reconhecimento total desse povo ainda esta distante e, por esse motivo, é necessário que haja algo que sane essa deficiência da ma informação tanto para os próprios índios, quanto para todo a população brasileira; trazendo, novamente o orgulho os valores, os costumes e o orgulho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário