O letramento figura no meio acadêmico, apropriado pelo discurso oficial, tem chego às escolas em forma de currículo pedagógico com a preocupação de concretizar a alfabetização na sala de aula. O letramento tem sido definido como o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita no contexto social, visando à inserção do sujeito na sociedade onde se faz necessário tais habilidades.
A escrita diferente da oralidade exige uma organização mental e um domínio no processo de aquisição de códigos. O letramento vai além do que a escola considera o mundo da escrita, a escola como fonte de letramento, sem a preocupação do ponto de vista social.
Conforme (Kleiman, 2006), outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua, os lugares de trabalho, mostram orientações de letramento muito diferentes.
Em compreensão ao texto, são apresentadas duas concepções de letramento, a concepção autônoma, que não nos permite questionar textos, exemplo a bula de remédio, que vem respaldada por instituições de prestígio, como seriam as instituições médicas e a própria tradição letrada. A concepção ideológica, afirma que as práticas letradas são determinadas pelo contexto social.
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
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