segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O surdo e a Aprendizagem

Historicamente as pessoas surdas têm sido excluídas do espaço onde tem se efetivado a aquisição da linguagem oral e escrita daqueles que freqüentam as classes regulares.
O ser humano é dotado de diferentes funções sensoriais e através delas relaciona-se como mundo e desenvolve suas aprendizagens. Ouvir é uma dessas funções e sua privação implica a necessidade de especializar outras modalidades sensoriais para a aquisição de conhecimento, na busca de informações e estabelecimento de relações interpessoais.
Os alunos necessitam de um trabalho constante no sentido de estabelecer e aceitar uma identidade surda, buscando constantemente superação de desafios que se apresenta na escola, na família e na comunidade, assim faz-se necessário um trabalho de sensibilização, para que a comunidade conheça o surdo, quais suas necessidades e potencialidades de forma que ele possa viver, conviver, trabalhar e ser feliz.

Um comentário:

Geny disse...

QUERIDA ALUNA ZÉLIA,
ACHEI INTERESSANTE E NO PRRÍDO MADIEVAL, SURGIU À LÍNGUA DE SIANAIS NOS MOSTEIROS, COMO FORMA DE DRIBLAR O VOTO DO SILÊNCIO. LEGAL GENTE COM SUAS FUNÇÕES SENSORIAIS NORMAIS JÁ USAVAM OS SINAIS PARA SE COMUNICAR O SER HUMANO É DOTADO DE CRIATIVADADE PARA SATISFAZER AS SUAS NECESSIDADSES, ASSIM DESENVOLVER SUAS POTENCIALIDADES. PENSO QUE INCLUSÃO É MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA OS ALUNOS QUE APRESENTAM ESSA DIFICULDADE! COMO DEVERÁ SER A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DO FUTURO?
OBRIGADA POR SUAS POSTAGENS!
UM GRANDE ABRAÇO,
GENY SCHWARTZ DA SILVA
PEAD/FACED/UFRGS