quinta-feira, 27 de maio de 2010

Refletindo a sexta semana

Durante esta sexta semana algumas atividades não ocorreram conforme planejamento. A utilização do laboratório de informática não aconteceu, devido a manutenção dos computadores, ficando assim para a semana seguinte. A aula planejada para ser desenvolvida na sexta feira não ocorreu em virtude das funcionárias terem feito a limpeza na sala de aula. Na hora da entrada verificou-se que ainda estava muito molhado. Então fiquei com meus alunos na sala do outro primeiro ano, elaborei uma aula mais lúdica para ser desenvolvida com as duas turmas juntas, aproveitamos e fizemos um momento de integração.Assistimos também um filme.
Eu como professora gosto muito de usar a brincadeira na construção da aprendizagem dos meus alunos. Digo sempre, aprender brincando. A descoberta torna a aprendizagem mais significativa.
Na hora da brincadeira, espaço que é reservado para desenvolver muitas atividades, mas que nem sempre estão em meu planejamento, pois espaço é construído sempre com a participação dos alunos, junto decidimos de que iremos brincar. Cada aluno contribui com a sua sugestão.
Refletindo a partir do brincar, Vigotsky diz que: A promoção de atividades que favoreçam o envolvimento da criança em brincadeiras, principalmente aquelas que promovem a criação de situações imaginárias, tem nítida função pedagógica. A escola e, particularmente, a pré-escola poderiam se utilizar deliberadamente desse tipo de situações para atuar no processo de desenvolvimento das crianças. (Vigostsky apud Oliveira, 2004, 67).
Para Vigotsky a imaginação em ação ou brinquedo é a primeira possibilidade de ação da criança numa esfera cognitiva que lhe permite ultrapassar a dimensão perceptiva motora do comportamento. O brinquedo concede as estruturas básicas necessárias para as mudanças das necessidades e da consciência infantil, vivenciando uma experiência, no ato de brincar, como se fosse bem maior do que realmente é.
Segundo PIAGET, o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio com o mundo. O brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e da atenção.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Zélia, muito legal sua postagem!

Quando uma criança está brincando, ela não está apenas se divertindo. Ela está recriando e interpretando o mundo em que vive, se relacionando com este mundo.

Brincando a criança aprende. Brincar com os pais ou professores pode ajudar a reforçar os laços afetivos.

As crianças adoram brincar com os adultos, pois a nossa participação na brincadeira eleva o nível de interesse pela brincadeira, desafia a criança a fazer novas descobertas, a novas aprendizagens.

Por esses motivos, é importante que o professor brinque com seus alunos, e que a brincadeira tenha lugar de destaque em seu planejamento escolar.

Continue brincando! =)