Atividade pedagógica com os alunos
O trabalho foi desenvolvido com alunos da 4 ª série. Uma turma participativa, alegre e bastante comprometida.
Comecei o trabalho conversando com os alunos sobre as canções brasileiras e quem cantava estas canções. Foram citadas vários estilos e muitos cantores, Foram citados apenas cantores da atualidade.
A conversa continuou e propus a eles que fizessem uma pesquisa junto a seus familiares pais, avós e tios, os tipos de canções da juventude de cada um.
No outro dia, trouxeram para a sala de aula os mais diversos nomes de canções e seus cantores, mas não nomes que queria trabalhar. A partir das canções que trouxeram, confrontamos com as atuais. Se as conheciam ou não.
Próximo passo foi convidar os alunos para irmos para a sala de informática para realizar uma leitura. Através da tela do computador lemos “Tia Ciata e sua Casa do Encanto”. Após a leitura, ouvimos as canções do C D . Para minha surpresa os alunos demonstraram muita animação ao ouvir as canções.Diziam que não eram conhecidas, mas eram bem legais, e gostosas de ouvi-las e até dançar. ( os alunos gostam muito de dançar, acredito que ter oficina de dança que tem na escola aos sábados). Os alunos mais participativos convidaram os demais para se arriscarem em alguns passos de samba.
Solicitei aos alunos, que indicassem uma das canções ouvidas para cantarmos. A indicada foi: Pelo Telefone, de Donga e Mauro de Almeida e Abre Alas, de Chiquinha Gonzaga. Utilizando as últimas faixas do C D que são instrumentais, cantamos as canções em forma de karaokê.
Pedi aos alunos que se dividissem em grupo, e cada grupo tentasse criar um novo arranjo para a canção que mais gostaram. Esta experiência em grupo não deu certo, não obteve o sucesso esperado. Então, formamos um único grupo e convidamos um professor que toca alguns instrumentos para nos ajudar. Todos juntos fomos mais felizes, e conseguimos criar um novo arranjo para a canção Abre Alas.
Em outro momento, com sucata construímos alguns instrumentos de samba que fizeram parte do arranjo. Confeccionamos uma boneca de pano que batizamos de “Tia Ceada” linda com sua saia de baiana, sua bata, seu xale e torso na cabeça.
Como na leitura falava de casas e praças que não existiam mais . Construímos um painel com fotos antigas de casas e praças de nossa cidade,(aproveitando que em uma atividade anterior visitamos alguns pontos históricos) que eram bem diferentes, e comparamos com o hoje.
Trabalhamos com as letras das canções, realizamos pesquisa sobre os compositores.
Avaliação da atividade
A participação dos alunos ao longo deste trabalho que teve a duração de uma semana, foi muito envolvente, participaram com motivação e entusiasmo. Para mim educadora, foi também muito gratificante. Aprendi junto com os alunos diferentes conhecimentos sobre a Música Popular Brasileira,e todos, alunos e professora tiveram a oportunidade de levarem para suas famílias este novo conhecimento.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário