segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Análisando o PPP da minha Escola

Ao estudar as Concepções e Normas do Currículo e da Avaliação da Escola na qual trabalho, percebe-se que a escola procura oferecer uma educação que assegura a participação e aprendizagem de qualidade para todos as crianças, jovens e adultas, sem qualquer tipo de exclusão. Acolher todos os estudantes, independentes de suas condições pessoais, sociais e culturais, valorizando as diferenças e a diversidade humana, como um recurso valioso para o desenvolvimento de todos, sendo assim, a inclusão direciona o esforço mútuo do relacionamento entre escola e comunidade.
A avaliação é bastante flexível, pois são oferecidos vários instrumentos de avaliação e de recuperação para que o aluno alcance resultados satisfatórios.
Quanto á promoção dos alunos que apresentam necessidades especiais, o processo avaliativo deve seguir os critérios adotados para todos os demais ou adotar adequações quando necessário, ou seja, essas medidas adaptativas focalizam a diversidade da população escolar e pressupõem que o tratamento diferenciado pode significar, para os alunos que necessitam igualdade de oportunidade educacional. Desse modo busca-se promover maior eficácia educativa, na perspectiva da escola para todos.