domingo, 26 de abril de 2009

Aprendizagem

Aprendizagem



A aprendizagem é um processo contínuo, constituído por períodos, da infância, adolescência, vida adulta e velhice, que se diferenciam entre si. Construímos nossas aprendizagens tanto dentro, como fora da escola. Aprendemos muito, com que existe em nosso meio.
Vivo em constante aprendizagem, atenta a tudo que está a minha volta, portanto, muitas dessas aprendizagens, construo sozinha, através de leituras, em minhas reflexões, e tantas outras construo com as pessoas que de alguma forma contribuem para tal construção.
Um processo ensino aprendizagem muito importante que acontece comigo é o manuseio do computador. Ao ingressar na universidade, deparei-me com essa grande dificuldade, pois sabia apenas coisas muito básicas e para acompanhar o desenvolvimento do curso da graduação, seria necessário um conhecimento tecnológico bem significativo, o qual tive que me esforçar para aprender a trabalhar com essa tecnologia. .
No início foi muito difícil, pois não conseguia assimilar o que deveria fazer em frente ao monitor. Foram longos dias de estresse, pois estava passando por esse processo de aprendizado e, em algumas vezes, a paciência tanto minha quanto à de quem ensinava, parecia esgotar-se. Com a ajuda quase que constante de minhas filhas e de algumas colegas do PEAD para as postagens das tarefas acadêmicas. Aos poucos fui, começando a entender esse universo que, para mim, era bastante desconhecido e confuso.
Com o passar do tempo, minhas dúvidas se diferenciavam daquelas que, para mim, eram agora de fácil entendimento, porém, novos questionamentos são impostos, pois as atividades do curso exigem que o domínio do computador seja ainda maior, trazendo sempre muitas novidades, fazendo com que o meu aperfeiçoamento seja contínuo e a adição de conhecimento seja constante.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida Zélia suas reflexões Aprendendo com a Inclusão são pertinentes e vem ao encontro dos questionamentos em pauta. O que fazer? Como proceder? É uma questão muito séria quando pensamos nas estruturas das escolas que a maioria não se encontra preparadas para atenderem determinadas situações.
Analisando a historia da Maria é um ponto positivo a Maria mesmo não sendo alfabetizada passou a sentir-se feliz por assinar o seu nome e pelas habilidades que desenvolveu.
É muito importante o seu trabalho e nobre as suas atitudes em desenvolver em sala de aula o respeito, o direito a igualdade.
Acreditando na aprendizagem como um processo contínuo trazendo com exemplo o seu aprendizado no manuseio do computador, muito interessante os obstáculos superados. Parabéns!
Obrigada por seus registros,
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS