quarta-feira, 13 de maio de 2009

Estagios do Desenvolvimento

Estágios do Desenvolvimento
Teoria de Jean Piaget


Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todos esses períodos, nessas seguência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida.


Período Sensório-Motor (0 a 2 anos)

Neste período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. A criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto. Por exemplo, descobre que, se puxar uma toalha, o que estiver em cima ficará mais perto dela. Utiliza a inteligência prática ou sensório-motora, que envolve as percepções e os movimentos.



Período Pré Operacional ( 2 a 7 anos)

Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo, e social da criança. Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. Passa a procurar a razão causal e finalista de tudo ( é a fase dos famosos “porquês”). È um pensamento mais adaptado ao outro e ao real.


Período das Operações Concretas ( 7 aos 12 anos )

Neste período, se da o in´cio da construção lógica, a capacidade de estabelecer relações que permitam a coordenação de ponto de vista diferentes. A criança consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos. Portanto, mesmo a capacidade de reflexão que se inicia, isto é, pensar antes de agir.


Período das Operações Formais ( 12 anos em diante)

Neste período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato. O adolescente realiza as operações no plano das idéias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas, como no período anterior. É capaz de lidar com conceitos como liberdade e justiça. O adolescente domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de reformular.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Zélia! Muito bom o registro da tua aprendizagem em Psico aqui. Fizeste uma boa síntese das principais características dos estádios do desenvolvimento. Agora fiquei pensando... que sentido fez para ti essa aprendizagem, pensando na tua prática? Podes compartilhar conosco? Bjs, Maura - tutora do SI