domingo, 21 de junho de 2009

DEFICIENCIA MENTAL

QUEM É O DEFICIENTE MENTAL?

Dentro da educação a deficiência tem sua história marcada por quatro fases. A primeira, anterior ao século 20, foi da exclusão, eram considerados inválidos e inúteis, A segunda, no século 20, foi da segregação, eram mantidos em grandes instituições, fora do convívio social. A terceira na década de 70, é da integração, eles passam freqüentar a escola regular e devem se adaptar a ela. Finalmente a quarta fase, na década de 80 é da inclusão que traz a necessidade de adaptar o sistema escolar às necessidade das pessoas com deficiência, segundo Sassaki(1997).
Acreditamos que a inclusão é uma questão maior que a própria deficiência e está posta para todos nós. Uma escola inclusiva deve abranger todos os alunos independentes de suas diferenças.
O conceito de Deficiência Mental (DM) e a classificação estão ainda embasados em padrões de normalidade, é usado um modelo clínico com um sistema quantitativo (Q.I.), focando a deficiência e suas limitações: “DM é um estado onde existe limitação em algumas áreas do funcionamento humano”. A capacidade adaptação da pessoa ao mundo é elemento ligado à noção de norma e o mecanismo social que atribui é sempre comparativo.
Hoje se faz uma revisão e se propõe uma avaliação que contemple um critério qualitativo (adaptativo), ou seja, a pessoa é avaliada a partir do seu funcionamento adaptativo, como enfrenta as exigências comuns da vida e experimenta uma certa independência, constituindo descriminações mais funcionais. Este novo enfoque centraliza mais no sujeito deficiente mental sob o ponto de vista das oportunidades.
A partir desse novo enfoque pode-se melhor conhecer as potencialidades da pessoa com DM e oferecer possibilidades para melhor desenvolver suas habilidades. Esta é uma visão do sujeito como alguém com capacidade e possibilidades, a deficiência deixa de ser o foco, centrando-se assim na pessoa.
A escola como um espaço inclusivo deve oportunizar ao DM o desenvolvimento das diferentes habilidades, organizando seu currículo levando em conta que as crianças e adolescentes possuem características, necessidades e habilidades que são únicas, respeitando assim o processo de cada um. A escola precisa oferecer desafios adequados aos alunos DM, valorizando suas habilidades e trabalhando suas potencialidades.
A DM tem suas causas em situações pré-natais, pré-natais e pós-natais. A intensidade do comprometimento está relacionada a sua causa e aos fatores culturais e sociais que fazem parte da história do sujeito.
Existe uma incidência maior de DM em países subdesenvolvidos, isto nos faz analisar que programas preventivos na área de saúde, assistência social e educação, poderiam reduzir essa população e que as causas da DM também estão ligadas às oportunidades e as condições sociais e culturais que esse sujeito foi submetido pela sua família e pela sociedade.
O primeiro meio social em que o ser humano vive é a família, para o DM ela desempenha um papel fundamental no seu desenvolvimento, a partir de sua aceitação na busca de oportunidades para seu crescimento, ela estará contribuindo para o desenvolvimento do seu potencial. Se a família acreditar na capacidade do DM, ele poderá usufruir um espaço mais amplo e construtivo para a sua inclusão social e para o exercício de sua cidadania, tornando-se um sujeito de direitos, capaz de produzir e contribuir na diversidade da sociedade.

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá, Zélia!!! Estamos esperando novas postagens, ok? Vamos iniciar o semestre com o pé direito! A construção da escrita e a postagem das aprendizagens de forma semanal é muito rica, portanto vamos nos beneficiar disto. Abraços!!!

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Zélia! Mais uma semana se passou e nada de postagens. Não vamos deixar acumular! Abraços