terça-feira, 22 de junho de 2010

Durante esse período muitos acontecimentos significantes ocorreram em minha sala de aula.Destaco a atividade que desenvolvi para apresentar noção de adição e subtração. Montamos em sala de aula um mini mercado onde foram colocados diversos produtos, utilizando embalagens e frascos vazios. A turma foi separada em grupos pequenos. Enquanto um grupo era responsável pelo atendimento no mercado, os outros grupos faziam as compras. Cada aluno tinha o direito de comprar por vez um produto. Meu dever na brincadeira era de fiscalizar o mercado, tarefa que foi atribuído pelos alunos, quando lancei a pergunta: E o que a prô vai fazer? Como fiscal conforme as compras estava sendo realizada, eu questionava, por exemplo: se aqui tem 5 refrigerantes, e o colega comprou 1 refrigerante. Quantos refrigerantes restam no mercado?E assim sucessivamente com outros produtos. A aula foi desenvolvida com muito entusiasmo, e o objetivo para o qual foi planejada a atividade foi alcançado.
Acredito ser muito importante para o desenvolvimento do aluno a brincadeira na escola. A partir das brincadeiras, como educadora tenho a oportunidade de observar as atitudes do meu aluno, para então diagnosticar, avaliar e elaborar estratégias para melhor desenvolver uma aprendizagem mais significativa.
Segundo BORBA,(2006, p.33) A brincadeira é um lugar de construção de culturas fundado nas interações sociais entra as crianças. É também suporte da sociabilidade. O desejo de brincar com o outro, de estar e fazer coisas com o outro, é a principal razão que leva as crianças a se engajarem em grupos de pares.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Zélia que legal! Brincando e aprendendo...

Bjs