Em reflexão,destaco como fundamental para meu desenvolvimento, o trabalho com o lúdico. Percebi que a criança precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio com o mundo. O brinquedo é a oportunidade de desenvolvimento. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades. Além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionam o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e da atenção.
Como professora, passei a usar a brincadeira como ferramenta na construção da aprendizagem dos meus alunos. Digo sempre, aprender brincando. A descoberta torna a aprendizagem mais significativa.
Na hora da brincadeira, espaço que é reservado para desenvolver muitas atividades, mas que nem sempre estão em meu planejamento, pois espaço é construído sempre com a participação dos alunos, junto decidimos de que iremos brincar. Cada aluno contribui com a sua sugestão. Acredito que esses momentos foram fundamentais para perceber algumas construções de meus alunos que em atividades dirigidas não consegui observar
domingo, 27 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Zélia, tudo bem?
Esta seria a última semana de postagens, porém você ainda pode colocar suas postagens em dia até o dia 12/07.
Beijão
Postar um comentário