segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Currículo Integrado

Currículo Integrado

Acredito que por medo e por não ter embasamento teórico, professores acabam optando por se deter nos conteúdos de determinada área do conhecimento e enfatizando essa cultura escolar tão fragmentada que tomos. Por exemplo, o professor de matemática por achar que não tem conhecimentos sobre determinado acontecimento histórico, acaba por não trabalhar com estatísticas, problemas envolvendo o fato e a matemática, pelo constrangimento de dizer que não sabe determinado assunto. Porém trabalhar de forma interdisciplinar é trabalhar com outro, aprendendo e ensinando.
A escola deve aproveitar o que o aluno traz de casa, seus conhecimentos, vivências e interesses, de forma a agregar isso a suas práticas. Trabalhar com os interesses e o que circula na comunidade torna a aprendizagem mais significativa, possibilitando um envolvimento de todas as áreas do conhecimento, trabalhando em conjunto.
Exemplo claro disso é aproveitar a eleição da associação de moradores, um acontecimento da comunidade, para trabalhar em sala de aula. Na área de conhecimento de “Sócio história” trabalhar com como essa questão surgiu no município de Gravataí, em “Ciências matemáticas” trabalhar com número de eleitores, tabelas, gráficos, etc. e assim com as outras áreas do conhecimento.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Zélia concordo contigo, a escola deve aproveitar o que o aluno traz de casa, seus conhecimentos, vivências e interesses, de forma a agregar isso a suas práticas. Mas isso envolver diversos fatores, professores, alunos... Então como fazer? Abraços