segunda-feira, 7 de junho de 2010

Durante esta semana aconteceu um fato muito importante que vale aqui minha reflexão. Como é de rotina no momento intitulada hora da brincadeira, lanço sempre a pergunta: Do que iremos brincar? A partir daí são apresentadas várias sugestões. Sempre apresento também a minha sugestão. Então combinamos as brincadeiras. E assim sucessivamente. Gosto muito dessa autonomia.

Estávamos em atividade quando um grupo de alunos, brincando de escrever no quadro chegaram bem eufóricos e perguntando se tinham escrito correto uma palavra: MILA. Eu respondi que sim, e perguntei como tinham construído aquela palavra. Responderam que ficaram olhando os crachás e com a letra inicial de cada nome foram tentando escrever. MI de Milena e LA de Larissa. E Mila era o nome da boneca de uma história que eu já tinha contado a eles. Sempre que preciso destacar uma letra, relaciono sempre com a letra do nome. M de Matheus, de Milena, S de Sabrina etc. Para FREIRE, (2007,P. 22) Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou sua construção.

Para tanto acredito que precisamos considerar a escrita de forma construtiva, acompanhando sempre a evolução de cada criança, criando possibilidades de estar sempre descobrindo e construindo novas aprendizagens.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Quel legal Zélia, muito bem! Por isso eu repito: continue brincando! hehehe

Abraços