segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Retomando a Interdisciplina de Psicologia e relendo alguns textos, refleti após a leitura de Fernando Becker, não podemos considerar que conhecimento não é algo que se adquire, e que, aprendizagem não é só armazenamento de informações. Como mostra Piaget o homem logo que nasce, não consegue emitir a mais simples operação de pensamento. Mostra ainda que o meio social, não consegue ensinar o recém nascido o mais elementar conhecimento. O sujeito humano é um projeto a ser construído.
Considero, que muitos de nós professores, trabalhamos com a expressão “Construção do Conhecimento” e usamos vários conceitos, mas não temos um embasamento teórico. Muitos professores consideram-se construtivista, por mudarem apenas a disposição espacial da sala de aula. Mas, para que uma mudança ocorra na prática, é necessário que o professor se aproprie da proposta e compreenda o que ela significa. Podemos dizer que atualmente ao finalizar nosso trabalho de conclusão do curso de pedagogia estamos apropriados dessas teorias para fazermos a diferença em nossas salas de aula.

Nenhum comentário: