terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Filosofia da Educação

Educação após Aeschwitz

Com influências da psicanálise, Teodoro Adorno analisa a educação a partir dos conceitos de barbárie e emancipação. Ele tem como preocupação fundamental à questão da barbárie. Adorno define a barbárie dizendo que a mesma existe em toda parte onde haja regressão à violência física primitiva sem que haja uma vinculação transparente com objetivos racionais na sociedade, onde exista, portanto, a identificação com erupção da violência física.
O papel da educação, tal como visto por Adorno, é impedir a volta da barbárie, isto é, o retorno do totalitarismo, do nazismo. Este retorno é uma possibilidade existente e é justamente por pensar assim que a preocupação de Adorno se centra na questão da barbárie. As condições histórico-sociais que integram o nazismo ainda existem e por isso é preciso impedir o seu ressurgimento. Se a possibilidade do retorno da barbárie existe, então a educação assume um papel importante no sentido de prevenir e impedir tal retorno. A preocupação de Adorno é em evitar a barbárie.

Assim como o autor, creio que para que a barbárie seja extinta é necessário que a educação e a cultura estejam andando juntas; no mundo de hoje, cabe a escola exercer o papel de educador contínuo, mostrando os prós e contras e , conseqüentemente, ensinando a evitar a disseminação da barbárie na sociedade.

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