segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Fundamentos da Alfabetização

Relendo a síntese do livro Psicogênese da Língua Escrita, destaco algumas ideias relevantes. O conhecimento é algo que é acessível a todos. Mas ninguém nasce pronto. O conhecimento é construído por cada sujeito, e esta construção pode ser individual ou coletiva, pois aprendemos a partir de experiências e também com o convívio com o outro.
Quando trabalho com literatura, procuro sempre trazer algo ligado a vivência dos alunos, algo que eles possam dar a sua opinião, para que esta construção se torne mais significativa. Nós educadores, temos a responsabilidade de sermos os facilitadores deste significativo processo de construção, ou mesmo apenas dar caminhos para que nossos alunos possam organizar todo conhecimento, adquirido ao longo da vida de cada sujeito.
Nenhum sujeito parte do zero ao ingressar na escola de primeiro grau, nem sequer as de classe baixa, os desfavorecidos de sempre. Aos 6 anos, as crianças sabem muitas coisas sobre a escrita e resolvem sozinhas numerosos problemas para compreender as regras da representação escrita.
Os alunos não são folhas de papel em branco, no qual o professor escreve o que deseja ensinar. Todo sujeito trás consigo, através de suas vivências, uma grande e preciosa bagagem de conhecimentos.
Meus alunos (adultos) mesmo ainda não alfabetizados possuem um grande conhecimento, entre eles encontramos trabalhadores em várias profissões, relacionando o novo da escola, com o seu dia a dia.
Vou citar o exemplo de um dos meus alunos, que é pedreiro, sabe calcular a quantidade de tijolos a ser usada em uma parede, só obtendo as medidas da mesma. Outra aluna é costureira e também esta iniciando seu processo de alfabetização, usa as medidas, e faz suas anotações, se apropriando do conhecimento desta bagagem.

Tradicionalmente, conforme uma perspectiva pedagógica, o problema da aprendizagem da leitura e da escrita tem sido exposto como uma questão de métodos. A preocupação dos educadores tem voltado para a busca do “melhor” ou “ mais eficaz “ deles.

Há muito tempo, nós educadores, estamos tentando encontrar um método que possa ser o método perfeito para que possamos atender a todos nossos alunos. Mas como não há fórmula pronta para aquisição do conhecimento, devemos criar meios. O conhecimento é construído, assim cada aluno é um ser diferente, com experiências diferentes, que aprende diferente, então cada aluno tem seu tempo para construir e organizar sua aprendizagem.

Nenhum comentário: